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Ementa do curso

Objetivos

1. Promover um caminho para você ganhar mais valorização
Conheça os fundamentos para estruturar e escalar a área de Research, gerando impacto nos momentos certos e ganhando mais influência com stakeholders. Receba mais valorização da empresa onde você trabalha ou fique pronto/pronta para chegar no seu primeiro desafio com bases de conhecimento concretas e criteriosas.

2. Elevar o nível do seu time, aprendendo com erros e acertos
As vagas para times de Pesquisa e Design vêm aumentando, mas nem sempre enxergamos times coesos e com processos claros para gerar impacto. Queremos proporcionar aos alunos experiência teórica e prática em ResearchOps (Operações de Pesquisa) para equipes de alta performance, através de casos reais e ações de destaque do mercado.

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Aulas

A aulas principais são gravadas e estarão à disposição a qualquer momento, até a validade da sua compra (365 dias). São mais de 20h de conteúdo, contando também com aulas ao vivo e demais vídeos de atualizações, visto que estamos em um mercado altamente volátil.

Módulo 1
Planejando a jornada: fundamentos e estruturas

Aula 1: Conceitos de Operações
Para entender ResearchOps, precisamos entender os conceitos que envolvem Operações como um todo. É importante saber que muitas áreas têm Ops, para início de conversa.

Aula 2: Operações aplicadas a Pesquisa
ResearchOps é a "orquestração e otimização de pessoas, processos e habilidades para ampliar o valor e o impacto da pesquisa em escala" (Nielsen Norman Group). Essa é definição, mas é importante lembrar que há nuances nesses processos e aplicações. 

Aula 3: Pilares de ResearchOps
É preciso ter a visão geral dos seis pilares: Gestão de Participantes; Governança de dados; Gestão do conhecimento; Ferramentas; Desenvolvimento de competências e habilidades e; Defesa e difusão da pesquisa. Só depois desse zoom out, conseguimos dar um zoom in.

Aula 4: Estruturas e modos de operação de equipes de pesquisa
Centralizado, descentralizado ou híbrido? Ou outro modelo? Como estão estruturados os times de Pesquisa? É importante lembrar que Pesquisa não está só em UX Design ou Produto e esse é um grande desafio a ser compartilhado, para ganhar efetividade.

Módulo 2
Em rota: pilares, práticas e procedimentos

Aula 5: Atuações e papéis em ResearchOps
O que é preciso para atuar com Operações de Pesquisa? Poucos de nós nos consideramos UX Researchers com foco em Ops, mas todos somos ou podemos ser. 

Aula 6: Gestão de participantes de pesquisa
Pesquisar é complexo e gerenciar participantes não seria diferente. "O bom gerenciamento de operações de recrutamento inclui as ferramentas, bancos de dados e cronogramas (...)" (ResearchOps Community).

Aula 7: Governança de dados
"Diretrizes de governança são uma necessidade para qualquer estudo envolvendo participantes." (Nielsen Norman Group) Falamos muito da Lei Geral de Proteção de Dados, mas o que costura tudo é a ética em pesquisa. Afinal, o que é a ética em pesquisa? O que é preciso fazer para garantir um tratamento adequado de dados?

 

Aula 8: Gestão do conhecimento
Criar um repositório é um grande passo, mas ele sozinho está longe de fazer a cultura de gestão do conhecimento funcionar. É preciso entender esse esforço como algo muito maior do como ele geralmente é tratado.

 

Aula 9: Desenvolvimento de competências e habilidades
Você é dono da sua própria carreira e isso não é diferente trabalhando em Pesquisa e Design. Como trilhar seu crescimento em Pesquisa?


Aula 10: Ferramentas e infraestrutura
As ferramentas estão em todo o processo de pesquisa e é preciso estar atento a ferramentas digitais, mas também à infraestrutura física. Entre erros e acertos, essas definições precisam jogar junto com a eficiência.

Módulo 3
Próxima parada: escala e impacto

Aula 11: Ritos e cerimônias de equipes de Pesquisa
Uma vez que entendemos os processos de ResearchOps, precisamos fazer as interações entre Researchers acontecerem, garantindo um trabalho de qualidade. Quais são as maneiras mais comuns disso acontecer nas organizações? Quais são boas práticas e aquelas que não são tão inteligentes?

Aula 12: Maturidade de equipes de pesquisa
A resposta mais dada por profissionais de Pesquisa, quando perguntado qual é o melhor caminho a ser seguido é: "Depende". Isso se deve aos diferentes níveis de maturidade existentes nas equipes. É importante entender em qual estágio você está, para planejar seu desenvolvimento com mais eficiência.

Aula 13: Defesa e difusão da pesquisa
Sendo um pilar de ResearchOps é inquestionável a necessidade de abordar esse tema. Defender a pesquisa de experiência é muito mais do que pedir às pessoas que façam pesquisas. É mostrar com atitudes e, se possível, números.

Aula 14: Mensuração de impacto e estratégia de pesquisa
Como mostrar o impacto dos projetos de pesquisa? Existe alguma maneira de garantir que decisões sejam tomadas após uma investigação? Existem mecanismos e práticas que criam ambientes onde isso é possível.

 

Aula 15: Democratização da pesquisa de experiência
Um dos temas mais falados nas organizações: todos devem fazer pesquisa ou não? Quais são os riscos e pontos positivos disso? O importante é saber que não existe só um caminho e que, se as decisões forem tomadas com consciência, o benefício é claro para todas as partes.

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E mais...

+ Aulas bônus
Gravações de encontros exclusivos e que só estão disponíveis para alunos do curso: entrevistas com especialistas em ResearchOps do mundo todo, resultados detalhados do Mapeamaneto de ResearchOps, etc.

+ Aulas gravadas de turmas anteriores
Acesso a aulas ao vivo gravadas com dúvidas de alunos, envolvendo as aplicações de ResearchOps nas organizações.

+ Materiais e conteúdos exclusivos
Templates, documentos, planilhas, murais e checklists são compartilhados ao longo da formação. Você terá tudo em um hub exclusivo.

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